O Exorcista do Papa (The Pope's Exorcist, em inglês) é um filme de terror de 2023 dirigido por Paco Plaza e estrelado por Tommy Bastow, Olivia Cooke e Sam Keeley. O filme é uma adaptação do romance de mesmo nome escrito por Matt Baglio, que conta a história verídica de um padre que é designado pelo Vaticano para ser o exorcista do Papa.



A trama do filme gira em torno de Michael Kovak (Tommy Bastow), um jovem seminarista que está prestes a se tornar padre. No entanto, ele tem dúvidas sobre sua fé e sua vocação, o que o leva a entrar em conflito com seus superiores religiosos. Para ajudá-lo a superar seus medos, seu mentor o envia para Roma, onde ele conhece o padre Lucas (Sam Keeley), um experiente exorcista que trabalha para o Vaticano.


Ao se envolver no mundo dos exorcismos, Michael testemunha a presença do mal em primeira mão e começa a questionar sua própria fé. Ele também é confrontado com o caso de Angela (Olivia Cooke), uma jovem que está possuída por um demônio e precisa de ajuda para se libertar.


O filme é uma mistura de horror sobrenatural e drama psicológico, explorando temas como a fé, a dúvida, a possessão demoníaca e a luta contra o mal. A atuação dos atores é excelente, especialmente a de Olivia Cooke, que dá vida à personagem de Angela de forma perturbadora e realista.


A direção de Paco Plaza é habilidosa na criação de uma atmosfera sombria e opressiva, usando recursos como a iluminação baixa e os efeitos sonoros para aumentar a tensão. O roteiro de Fernando Navarro é sólido e bem estruturado, oferecendo reviravoltas interessantes e mantendo o público intrigado até o final.


O filme também apresenta um retrato interessante do Vaticano e da Igreja Católica, mostrando os bastidores do processo de exorcismo e a relação entre os padres e a hierarquia eclesiástica. Embora alguns possam considerar o retrato da Igreja Católica como um pouco simplista, é inegável que o filme oferece uma visão interessante e intrigante de um mundo que muitos de nós nunca experimentamos.


No entanto, a principal atração de O Exorcista do Papa é, sem dúvida, o seu terror psicológico. O filme cria uma sensação constante de tensão e medo, mantendo o público na beira de seus assentos. Os exorcismos são particularmente impressionantes, com efeitos visuais e sonoros que tornam a experiência ainda mais assustadora.


Em relação à dublagem, O Exorcista do Papa oferece uma opção completa para aqueles que preferem assistir filmes em português. A dublagem brasileira é de qualidade, mantendo a qualidade das atuações originais e oferecendo uma experiência imersiva para aqueles que não se sentem confortáveis com a língua estrangeira.


No entanto, é importante notar que assistir o filme completo dublado pode não ser a melhor opção para quem quer aproveitar ao máximo a experiência.